Algumas palavras sobre..

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Algumas palavras sobre..

Mensagem  Akin Lan Feng em Sab Jan 23, 2010 11:48 am

sobre o Caminho

Não é necessaria erudição para ver o Caminho
Um coração puro pode ve-lo claramente
Mesmo sem olhos, ou ouvidos pois ele é reto
Como o TAO abriga a todos sem distinção

sobre os seres presentes

Para aquele que se faz presente neste plano, só existem 3 especies de comportamento: o bem, o mau, e a ignorancia.

sobre o rumo das coisas

a mente tem a incrivel capacidade de conseguir provar para si mesma o que quiser provar. de chegar na lógica que quiser chegar. adentrando no mundo das dualidades, o que não é cheio é vazio, e o que não é vazio é cheio. o cheio da forma ao vazio, e o vazio da forma ao cheio. os fenomenos estão em constante mutação.. e no que isso vai dar eu não tenho a minima ideia

O EU

o EU é preso a si mesmo, só enxerga para dentro. É limitado por ser composto pelos agregados, tão sensivel aos desejos e às sensações.
Iluminar é olhar para fora, entender sem precisar sentir, que amar o próximo é como amar a si ; estar desperto para a realidade como um todo.
a presença
esqueceu o que poderia saber
não sabe como se pensa
pode apenas intuir
e acumular vivencias
se esforçar
ou se render as suas ambições egoistas
amante das sensações agradaveis
ocasional vitima das consequencias ruins
um ser divino, em um corpo biodegradavel
dependente de sua composição molecular

o caminho por esse mundo

A partir do momento em que começamos a sentir, tambem passamos a interagir, e analizar o mundo da forma.
Somos dependentes da materia para estar aqui neste plano, então ter a capacidade de promover a felicidade é uma benção.
Mas apenas boas intenções não podem colocar pedra sobre pedra.
Olhar para dentro é fundamental. Porem, as virtudes são ferramentas aplicaveis ao que nos rodeia. A ponderancia e a analise correta são o caminho por esse mundo.

eu acredito que os atos tem uma repercurção. como pedras que atingem a superficie de um lago. pensamentos que por sua vez se transformam em palavras,ou atos.. tudo isso tem uma repercurção. ir para um caminho de destruição é se expor a ela. ir para um caminho de ódio é se expor a ele. mas mesmo quando nos vemos livres de pensamentos e atitudes negativas, estamos a mercê do mundo.
pessoas que escutam boas palavras podem passa-las adiante. pessoas que recebem algo bom, podem se sentir dispostas a passar isso adiante. e da mesma forma, ao receber injurias, e agressões a pessoa esta mais sujeita a pender para uma atitude negativa. o que fazemos conta..mas quando deus (ou alguma coisa), fez o universo, ele fez tambem leis que o fundamentam. estamos a merce dessas leis que regem o universo. podemos tentar compreende-las e utiliza-las.

sobre o sofrimento e a felicidade

vale lembrar que sofremos por causa de reações que acontecem no cérebro. não significa que tudo tenha sido construido em torno do ser humano em si, apenas.
mas todos os animais estão sujeitos a diferentes reinos, e sofrem por diferentes motivos.
o budismo estuda isso, principalmente em relação ao ser humano.
que existem momentos de alegria para mim, existem. que existem momentos de sofrimento, tambem. quando eu perco algo que me fazia feliz eu tendo a ficar triste, e quando algo que causa meu sofrimento cessa eu tendo a ficar feliz.

sobre a contemplação de idolos

A cada vez que olho as estatuas do meu pequeno templo, lembro-me dos valores agregados a elas. Para mim esse é o valor delas.. para que eu não me esqueça das minhas proprias virtudes..de meus proprios valores. Não as coloco acima do que são..estatuas..feitas de porcelana, metal, ou o que for.. mas tambem não as deprecio. assim quando me curvo a elas, e sigo os ritos, lembro-me de todas as coisas positivas as quais representam. muitas dessas coisas até mesmo são reveladas aos poucos.. e com isso levo dentro de mim os seus milagres..assim elas me ajudam.

Sobre comunidades virtuais

apesar de inicialmente poder achar uma comunidade virtual revoltante, creio que algumas pessoas possam estar participando dela por motivos pessoais que não são nocivos a ninguem. A livre expressão é uma questão de liberdade..
O ponto onde as coisas perdem a graça não é bem por ai. Só acho que as pessoas que participam de grupos, nos quais existam caracteristicas de expor certos pensamentos de rebeldia, devem ficar atentos para não se deixar entrar em uma bola de neve, até ultrapassar a barreira onde seus atos geram consequencias nocivas a si mesmos e aos outros. Algumas pessoas tem o dom de liderança, e de clareza de raciocinio..essas pessoas podem servir a causa ultima e comum, da felicidade e compaixão universal..ou podem simplesmente abraçar uma causa qualquer que não abranja a todos, com intuito de se promoverem. Peço que não sucumbam ao proprio Ego..pois aquele que chama a atenção por meio da violência não é lembrado como um grande, mas como alguem que prejudicou a muitos. E mesmo que a lembrança de dor seja apagada da historia, o sofrimento gerado provavelmente nao poderá ser corrigido.

não desistir

é claro, e tem-se por sí mesmo, que quando sinceramente não desistimos de ser bons com nós mesmos, e com os outros, nada falta para aqueles comprometidos com o bom caminho. aguardamos no ultimo degrau para a iluminação.
não se guie pelo negativo da ironia, do sarcasmo, da inveja, do ódio, do ciume, da obsessão, do orgulho e do egoísmo. A maioria dos frutos gerados por essas sementes são impuros, pois agridem e dissimulam. Cultive a honestidade, e serás cada vez mais livre para caminhar, pois todo o chão em que passares serás sólido. Da mesma forma serás inteligente, pois aquele honesto em seguir o bom caminho não ve dificuldade em encontra-lo. É claro que o mundo em que vivemos não é apenas alegria..mas o amor e a bondade só pode existir quando vinda de dentro de nós. Mesmo quando temos de ir contra a correnteza. O bom caminho muitas vezes consiste em nada-fazer no momento, ou no manter silencio. O importante é conscientizar-se do amor compreensivo e da justiça plena..quando no instante presente enxergamos que nenhum mau é justificavel, não existe mais nenhum obstaculo.

Sobre Sidarta Gautama, O Budha

Eu acho legal Sidarta ter desenvolvido um guia para as pessoas se purificarem dos maus pensamentos e das condutas negativas. mas não creio ser possivel afirmar com certeza, ter atingido um estado ultimo, e nem tenho certeza se ele o fez. Pois mesmo parecendo ter completa noção do Absoluto e seus desígnios, isso pode ser apenas uma noção muito superficial em relação com O Abismal. Um capricho do Eterno.
Talvez pela convicção de estar sendo sincero, afirmou ser Iluminado, e assim pôde servir como um guia. Ou talvez, apesar de toda clareza mental, ele sucumbisse a uma ilusão de grandeza.ou a terceira opção, de que ele tenha mesmo atingido a plenitude.

sobre o reconhecimento

mesmo que os outros não reconheçam, o que achamos merecer de reconhecimento, o importante é se focar nos resultados. os outros não estão esperando nos agradar..descobrimos cedo que o universo não é voltado unicamente para o nosso ego. as pessoas nos veem quando percebem que algo que fizemos ou descobrimos mudou, ou pode mudar a vida delas. Podemos usar o nosso potencial para o bem, ou para o mau. O mesmo metal que é usado na forja de uma arma pode servir para sustentar edificios. A mesma tecnologia que serve para destruir pode servir para proteger. A nossa verdade é algo intimo. mas não adianta querer chamar a atenção para o ego. claro que todos queremos ser admirados.. mas por quais virtudes nos admirarão?

sobre o auto-aperfeiçoamento

Desenvolver as capacidades pessoais, permite que possamos ser um bem maior aos outros e a nós mesmos. Quanto mais ferramentas dispomos, mais podemos fazer. Quanto mais conhecimentos adquirimos, mais podemos contribuir. Quanto mais temos, mais podemos doar. Quanto mais entramos em contato com nosso corpo, e nossa mente, mais intensamente teremos vivido.
o melhor é treinar o corpo, e harmoniza-lo com o universo. assim quando nos agridem, podemos parar o ataque sem machucar o agressor. Quando nos sintonizamos com o amor universal, o caminho se torna limpido, e termo justiça ganha nobreza. para sabermos escolher o caminho a seguir, para saber qual ação resultará em menor sofrimento, precisamos deixar de lado as nossas ambições egoístas. Pois toda ação gera uma reação, e todo ato destrutivo leva a destruição, e a destruição vem em ondas consecutivas como todo carma, seja ele benéfico a vida ou não.

sobre a beleza

O bem e o mau podem ser belos. A beleza é ofuscante e inspiradora. Mas a maior das belezas é a bondade sincera.. isso esta a muitos niveis de importancia, e de consequencias, acima da beleza estetica. A possibilidade de contemplar a beleza do mau em pensamento, e apenas em pensamento, é uma possibilidade na qual não desvirtuamos, faz parte da liberdade pura que recebemos do infinito. Da mesma forma, o que é esteticamente belo, pode vir a ser imensamente feio.

sobre a guerra

quando a boa vizinhança se perde temos o horror da guerra. E a arte da guerra é a arte da enganação. Por isso o que é aplicavel nas situações atuais ninguem lo revela. o melhor livro que ja vi sobre o assunto é O Principe de Maquiavel. que diz meios por vezes violentos para um homem mantenha consigo o poder de um estado. Trata sobre como proceder em tempos de paz, e estuda o motivo da queda e ascenção de grandes imperios e lideres anteriores ao autor. Entendo que os meios propostos por ele possam funcionar, mas ainda assim é um caminho sombrio. Distante da luz do Supremo, que acolhe a todos os seus filhos e filhas. A guerra moderna e seus mecanismos são muito dinamicos, sempre mudando conforme sao descobertas novas tecnologias. Em questão de fonte estatica para estudo, estão tambem em primeiro lugar os diarios dos generais e comandantes.
O bem deve ser forte nesse mundo. senão o mau destroi ele. A guerra é uma verdade a qualquer ser neste universo. Mesmo que se trate de uma criatura celeste, que nao precisa comer, nem dormir, ainda assim ela sera apenas uma parte do tudo, e sempre sera possivel que outra parte acumule a força necessaria para definir sua desintegração neste plano.
isso tambem serve no eterno conflito que ocorre em nós. imaginem-se decidindo seguir a carreira politica, então chegando a presidencia. seus conselheiros militares informam que os recursos disponiveis são muitos, e que seria possivel invadir e vencer tal pais, fazer isso e aquilo..dar o troco por aquilo, e conseguir tal coisa. se um dia voce ceder, seguir uma ambição na qual ira resultar em grande sofrimento aos outros, vai dar inicio a uma atrocidade..
a guerra é um inferno na terra!..

Acredito que o segredo para uma vida sexual plena esta em se distanciar de fetiches maus..assim como continuar parecendo bonito mesmo se voce tiver fantasias esquisitas.

sobre o bem e o mau

eu nao acho que bem e mau são relativos. independentemente de como a vida se formou, e as necessidades de alguns animais, o sofrimento existe, e a alegria tambem. enquanto não conseguirmos preservar a todos os leões e a todos os gnus, um deles ira sofrer. enquanto não conseguirmos contruir e plantar sem prejudicar nenhum inseto isso tambem será mau para eles. enquanto as coisas são como são, muitas vezes nosso meio de sobreviver ira causar mau a outros seres. acomodar-se com a situação é não ter compassividade no coração. progredir com intuito de resguardar a todos os seres de vivenciar sofrimentos infernais me parece ser o caminho da verdadeira evolução.
acho que só nós podemos provar para nós mesmos, que o universo tambem é capaz de amar e ser justo.. com base em nossa consciência.

sobre a liderança

Um verdadeiro lider não o é simplesmente porque foi eleito, ou porque estudou para se tornar um. Mas porque seu modo natural de ser o fez acumular a vivencia necessaria para que o seja de forma genuina. Isso em todos os aspectos de uma certa area. Ele tambem sabe utilizar as capacidades de cada um, do astuto ao ingenuo..do fraco ao forte..do bravo ao manso. não fala sobre o que nao entende, e pode se manter durante uma vida sem se manifestar, podendo vir a ser tomado como timido, ou isolado, em certos meios sociais que lhe são secundarios. porem, em hora oportuna, sabe-se fazer entender, e dialogar com sensatez, não desejando a todo custo convencer os outros o seu ponto de ver. nao pede para que ninguem o siga, simplesmente expoe sua causa se for oportuna. se em tempos delicados precisar pedir, basicamente sentira o impeto de implorar!, pq quando uma causa realmente vale a pena se lutar, nao importa ser soldado ou general, e tal causa certamente provem de necessidade fisica ou consciente. o lider sabe nao inferiorizar a ninguem, e tambem a dar a recompensa para os meritos

sobre o martírio

se um dia eu não for capaz de desejar a todos uma vida longa e feliz, terei me corrompido. Todos temos o direito de querer permanecer vivendo. A escolha de se tornar um martir as vezes pode nos soar como uma melhor opção real, e nestes casos, ainda deveriamos buscar tambem para nós mesmos uma saida. Porem, buscar ser algum dia martir, não bom. Só podemos ser responsaveis por aquilo que fazemos, e nao podemos afirmar ao certo o que os outros buscam fazer. O quanto vale a nossa propria vida, tomando como base o potencial de ser feliz e de beneficiar os outros?

toques manias e superstições

algumas vezes, por algum motivo, tendemos a acrditar que fazer certos rituais, ter alguns pensamentos, ou mesmo atos banais parecem nos fazer sentido de que são necessarios para que as coisas corram tudo bem, e, neste caso de situação em especifico que me refiro tem haver com aqueles que nao tem de maneira direta algum tipo de relação entre uma coisa e outra. as vezes, fazemos tais rituais ainda assim, ate quem sabe por medo.
isso deixa de ser benefico quando nos atrapalha com nossas responsabilidades, ou quando nos deixa confusos e tristes.
Lhes digo agora, que orar, cerimonias, superstição.. em alguns casos, temos encontrar a coragem, pois é o momento de lutar contra elas, e agir para que possemos fazer do futuro aquilo que queremos. quando nos toca a nossas principios, ou a verdade maravilhosa e cosmica do bom caminho
acredito que orações, cerimonias e tal podem vir a ser beneficas, mas neste topico considerei os casos em que acabam por atuar de forma a atrapalhar. pessoas com o que chamam de toque costumam as vezes se incomodar com isso. eu mesmo tenho minhas manias, meus toques.. enfim.
Orar pode ser muito bom mesmo.. um local como uma igreja, ou um templo, costuma ser um ambiente onde as pessoas acendem suas vontades em agir de maneira bondosa. um lugar luminoso.
meu objetivo aqui foi tentar refletir sobre quando alguns comportamentos se tornam, se pode dizer, obssessivos, levando a tristesa .

Última edição por Akin Lan Feng em Sex Dez 27, 2013 12:31 pm, editado 7 vez(es)

Akin Lan Feng
Admin

Ver perfil do usuário http://lobosdovento.forumeiros.com

Re: Algumas palavras sobre..

Mensagem  Akin Lan Feng em Dom Jun 05, 2011 4:04 pm

up

Akin Lan Feng
Admin

Ver perfil do usuário http://lobosdovento.forumeiros.com

Re: Algumas palavras sobre..

Mensagem  Akin Lan Feng em Sex Nov 18, 2011 10:54 pm

up